Enfim nosso oitavo e último post da Série Aplicativos. Com a ideia de posts em sequência, tentamos esclarecer os principais conceitos, técnicas e práticas do campo mobile, trazendo à tona algumas soluções que podem ser a chave para o sucesso no ambiente.

No penúltimo post, abordamos relações entre tempo de desenvolvimento e investimento necessário, decifrando todos os passos para a criação de um app e traçando valores médios de mercado para tal ato.

No decorrer dessa conversa, nosso intuito é instruí-lo e reiterar, que, investir em um App para uso interno – isto é: Sua empresa literalmente na palma da mão. Segmentados em uma categoria distinta dos apps comuns, os apps focados em usabilidade interna são traduzidos como Aplicativos Corporativos ou Enterprise.

Restritos apenas a colaboradores de dado empreendimento, os aplicativos corporativos visam otimização de processos e gestão, monitoramentos diversos e melhorias na comunicação interna – ainda aliviando força de tarefas e diminuindo imprevistos, os dados selecionados muitas vezes são armazenados na nuvem ou plataformas específicas. Com sua base herdada dos pilares do endomarketing (estratégias de marketing voltadas para públicos internos a uma empresa), as soluções internas ainda fazem parte de um mercado pouco explorado.

Mas quais são as funções de um app de uso interno?

Após investimentos em tal recurso, muitos gestores perceberam que a usabilidade dos apps corporativos não se converte apenas ao envio de circulares, comunicados ou notícias internas. O leque amplo de atividades envolve desde processos logísticos até gestões de relacionamento com cliente. A principal meta dos Enterprise apps é o ágil fluxo de informação entre diferentes setores de uma organização.

Segundo o portal Sobre Apps, os principais ofícios podem ser observados abaixo:

Automação e força de vendas

Banco de dados completos, funcionalidades de CRM e compartilhamento de arquivos entre os setores da empresa. Com aplicativos direcionados à venda, dados de clientes potenciais podem ser coletados com mais agilidade e confiabilidade, facilitando futuro contato e possível fidelização.

Ordenação de logística

Com uma ou mais aplicações móveis voltadas para o setor de logística, muitas portas se abrem. Funções de auxílio, tabulação e otimização de listas de pedidos realizados, entregues e finalizados, irão dar mais precisão a veia de distribuição da sua empresa.

Acompanhamento de KPIs (Business Intelligence)

O que todo gestor precisa é saber qual a real situação da sua empresa quando se trata de números. Tabulações de relatórios e criações de gráficos de forma instantânea elencando os principais dados da empresa irão auxiliar o gestor na tomada de decisão, podendo fazer isso de qualquer lugar.

Acompanhamento de projetos

É possível gerir os projetos em andamento, mesmo não estando fisicamente presente para fiscalizá-los. Disponibilizados apenas a colaboradores autorizados ou restringindo o uso por meio de regras e permissões, um aplicativo corporativo de gestão de projetos proporciona clareza e transparência para todos os envolvidos.

Na fusão literal da tecnologia com informação, o avanço de velocidade na tomada de decisões, interação com stakeholders, angariação de competitividade e principalmente compartilhamento, centralização e segurança de informações são os benefícios disponibilizados pelos apps internos. Já pensou em gerenciar e impulsionar sua empresa de qualquer lugar do mundo? Agora é possível, ela está na palma da mão. Santa e produtiva tecnologia!

Apesar da pouca procura no ramo, as aplicações internas não são oportunidades disponibilizadas apenas para grandes companhias. Segundo pesquisas realizadas pela Exame (2016) “Essa tendência já se observa no Brasil, em firmas mais antenadas em inovação, e é questão de pouco tempo que se democratize. ”

Se você é gestor de média ou pequena empresa também pode (e deve!) aperfeiçoar suas tarefas internas. Dessa forma finalizamos nossa Série Apps e como você já sabe, aqui na WebTouch, nossa equipe é experiente em desenvolver soluções personalizadas para seu empreendimento.

Aposente as planilhas, organize seu empreendimento conosco. Entre em contato e vamos planejar!

Fique de olho em nosso Blog e mantenha-se atualizado sobre o que é destaque em tecnologia.

Fontes:
http://sobreapps.com.br/2015/01/aplicativos-corporativos-estendendo-necessidades-de-uma-empresa/
http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/na-mao-do-cliente-aplicativos-de-negocios-sob-medida.shtml

  • Compartilhar post
  • |

Newsletter

Acompanhe as novidades